DEUS INTENTOU PARA O BEM

Chegamos ao final de nossa jornada no maravilhoso livro de Gênesis. E hoje vamos olhar para o capítulo 50:20, onde vemos a mão soberana de Deus operando para o bem do seu povo.
Nesse relato podemos ver que os irmãos de José estavam temerosos, pois as suas antigas transgressões vieram a tona. 
A culpa deles fez eles desconfiarem da bondade de José. 
Apesar de toda a bondade que tinham experimentado, eles não tinham certeza se de fato seriam aceitos por José. Eles temiam o seu irmão, pois eles causaram muitos sofrimentos a José. Então eles enviaram um mensageiro a José com uma mensagem de Jacó.

Portanto, eles pediram por misericórdia em nome de seu pai, Jacó, a quem eles conheciam, e vemos que José manifestou o amor.

Quando José ouviu o pedido deles, o seu coração se quebrou e ele chorou, por causa de seu amor por seu pai Jacó e por causa de seu amor por seus irmãos; Mas muito provavelmente os irmãos dele, não acreditavam nele, eles não conheciam o coração de José.

Então os próprios irmãos de José vieram até ele (Gn 50:17-18). Eles confessaram seu pecado. Eles buscaram perdão em nome de Jacó. E se inclinaram diante de José como seus servos. Mas antes eles se recusaram a se curvar diante dele. E isso trouxe muito ódio para o coração deles. Quando José lhes contou o seu sonho e disse que eles se curvariam diante dele: "Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras" (Gn 37:8). Então o venderam como escravo. Mas agora eles estavam diante dele e humilhado. Agora, eles se inclinam e dizem: "Nós somos teus servos".

Este é o grande dilema da humanidade, eles não querem se curvar diante de Cristo (Lc 14: 25-33). Mas eu acredito que todos os homens devem reconhecer que Jesus é o Senhor legítimo (Rm 10:9-10). Não há salvação sem a entrega voluntária de nossos corações ao domínio de Cristo e ao seu Senhorio. Foi somente quando os irmãos de José se curvaram diante dele que eles foram sustentados e consolados no coração (v. 19-21).

Que linda figura vemos na experiência de José e seus irmãos. É uma cena que não precisa de explicação. Está cheia de instrução espiritual para os cristãos. Nessa experiência de José e seus irmãos podemos extrair três lições para o nosso coração. Ao finalizarmos o Livro de Gênesis hoje, procuremos a graça de Deus e aprendamos a viver de acordo com essas três grandes lições espirituais.


1 - A graça de Deus é abundante e gratuita. Temos muitas razões para agradecer a ele. Como José livremente perdoou seus irmãos, Deus também nos perdoou por causa do sacrifício do seu Filho na Cruz (Hb 9:22).

2 - A providência de Deus é sempre certa para o seu povo. Devemos sempre nos contentar com o que nosso Pai celestial nos permite passar. José sofreu provações, traição e aprisionamento e isso pela covardia dos seus irmãos. No entanto, ele disse: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida” (Gn 5:20;Rm 8:28-30).

3 - O amor de Deus em Cristo, quando experimentado, ensina os pecadores salvos a amar e perdoar uns aos outros. Como José amava seus irmãos porque eram seus irmãos, então também devemos amar nossos irmãos por causa de Cristo (Ef 4:32-5:2).

Somente a Deus Glória

Fábio Falcão

29|11|17

Postagens Relacionadas

0 comentários