Paulo lindamente em Romanos 5 expõe para os filhos de Deus as conseqüências da justificação. Veja o que ele diz: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (v. 1).
O que vemos neste verso é o que Deus fez pelo homem, o Deus justo salva pecadores.
Mas observe como a salvação de Deus é completa. Ele nos salvou no passado, nos salva no presente, e também nos salvará no futuro (Ef 2:1,8,10).
A doutrina da justificação, num sentido mais pleno, é apenas outro termo para a salvação.
É uma palavra forense, uma palavra legal que mostra como Deus torna um pecador justo.
A justificação não acontece através da obra humana, ela vem através da morte de Cristo. “Sendo justificado pela fé, nós temos paz com Deus”. O que precisamos ver neste capítulo 5 de Romanos é a certeza da salvação, pois ela aponta para o passado, presente e futuro. A conseqüência da justificação é que podemos estar certos e seguros de que, uma vez que Deus nos justificou, uma vez que Deus nos salvou, seremos salvos no presente e no futuro também.
Veja, a salvação é algo que aconteceu para todo cristão, mas é algo que está acontecendo atualmente e no futuro terá a sua consumação.
Sendo assim como podemos ter certeza de que Deus nos fará eternamente seguros em Cristo? Se tivermos fé em Jesus e em Seu sacrifício, Sua morte, Sua expiação podemos ter certeza da nossa salvação completa. Mas também devemos ver que a maioria das pessoas não tem certeza sobre sua salvação.
A beleza da nossa salvação é que o amor de Deus triunfou onde o poder humano falhou.
A grandeza da salvação é vista no fato de que ela foi eternamente planejada.
Em Romanos 5:6 vemos esta declaração maravilhosa: “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.”
Olhando para a Bíblia vemos que o amor de Deus é inabalável, e que seu amor nunca nos faltará no futuro ou no presente: porque ele não está baseado em quão amável você ou eu somos, ele está baseado na constância do caráter de Deus. Deus nunca nos decepcionará, porque Cristo morreu pelos ímpios. Deus, neste supremo ato de amor, veio até nós quando éramos indesejáveis - esse é o ponto principal! Essa é a grande verdade do Evangelho, pois foi isso que Deus fez no passado (Ef 1:3-6). Mas aqui Paulo está argumentando: se Deus veio a nós quando estávamos em nosso estado mais desagradável como pecadores, como poderíamos duvidar que Deus continuará nos salvando hoje e amanhã, até a eternidade?
O ponto é que este grande amor no Calvário ainda está sendo demonstrado hoje na mensagem da Cruz, na mensagem do Evangelho. A grande questão é essa: você crê na salvação de Deus?
Soli Deo Gloria
Fábio Falcão
junho, 2018
Paulo lindamente em Romanos 5 expõe para os filhos de Deus as conseqüências da justificação. Veja o que ele diz: “Tendo sido, pois, jus...