Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz - Hb 3:7
A palavra hoje aqui refere-se ao momento presente.
A voz de Deus está soando agora. E ela não deve ser negligenciada.
Ele está falando aqui com cristãos! Paulo lembrou aos efésios que os redimidos podem ouvir Jesus, e ser ensinados por Ele (Ef 4:21).
O próprio Jesus disse que suas ovelhas ouvem sua voz e o seguem (Jo 10:27).
Há uma dureza natural no coração dos homens.
Mas Deus tem poder para remover nossos corações pedregosos e nos dá um coração de carne (Ez 11:19;36:26). Então, o chamado para ouvir sua voz é um chamado dado aos crentes.
Paulo aqui fala da voz de Deus e da tentação de não ouvirmos a sua voz.
No verso 8, ele mostra a falta de fé ilustrada na história dos israelitas no deserto.
A bondade de Deus foi manifesta para os filhos de Israel, Deus os salvou em segurança da miséria e da escravidão do Egito. No entanto, uma e outra vez eles se rebelaram contra ele e se comportaram como se ele fosse seu inimigo em vez de seu Libertador.
Vemos em Êxodo 17 as provações dos filhos de Israel no deserto. Israel estava em cativeiro no Egito e, pela graça de Deus, eles foram libertados e guiados ao deserto.
O destino deles é a terra prometida. Mas antes que eles possam entrar na terra prometida, eles devem passar pelo deserto.
O deserto é um local de provas, e a terra prometida é a herança daqueles que passam nas provas.
A libertação do Egito é análoga à nossa redenção.
Deus nos libertou da escravidão do pecado pela obra de Cristo. Uma vez que somos salvos, passamos por uma situação de deserto. Deus amadurece seus filhos através de provações. Todos os crentes enfrentam sofrimentos, por isso não rejeitem os sofrimentos.
Soli Deo Gloria
Fábio Falcão
Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz - Hb 3:7 A palavra hoje aqui refere-se ao momento presente. A voz de ...