A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

A vinda do Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Jesus Cristo, com base nas palavras do profeta Joel: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.”(Jl 2:28).
Jesus havia dito aos seus discípulos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”(Jo 14:16).
Lucas olha a promessa de Deus através de Joel (At 2:17), a fim de mostrar que a obra de Jesus não parou com sua ascensão gloriosa. O livro de Atos foi escrito em confirmação do fato de que o Espírito Santo prometido havia realmente chegado para que a obra de Deus na terra continuasse.
Muitas pessoas vêem o Espírito Santo como um poder, que pode ser liberado em favor de quem usa a "fórmula mágica" correta. O Espírito Santo às vezes não tem valor para as pessoas que buscam uma experiência sobrenatural, mas desconhecem a sua Pessoa viva. 
Por isso é sensato para a Igreja em geral, e para o verdadeiro crente em particular, lembrar que: O Espírito Santo é Deus, Ele é a Terceira Pessoa da Trindade e nós encontramos o Espírito Santo associado a Deus Pai e Deus Filho na fórmula batismal.
“Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:19). Mateus aqui nos mostra a obra da Trindade, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estão envolvidos em nossa salvação (2 Co 13:13).
Em Efésios 1:13,14 Paulo mostra que o Espírito Santo é o agente da nossa salvação, pois é ele que aplica a obra do Pai e do Filho em nossas vidas (Ef 1:3-12).
Para aqueles que julgam os cristãos por crerem no Espírito, é necessário enfatizar que o Espírito Santo não é uma força ativa, ou qualquer poder que emana de Deus, Ele é Deus - a Terceira Pessoa da Trindade.
Um dos elementos que caracterizam a divindade do Espírito Santo é a sua onipotência. Muitas vezes observamos na Bíblia que o Espírito é a fonte do poder de Deus. É Ele quem executa a vontade de Deus no mundo em geral, e na vida do cristão em particular. Já nos tempos do Antigo Testamento, em Zacarias 4:6, a vitória para os judeus não veio “por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. 
Em outras palavras, o Espírito de Deus é superior a qualquer outro poder na terra, debaixo da terra ou acima da terra.
No Novo Testamento, os milagres e sinais apostólicos eram atribuídos ao Espírito (Rm 15:18,19;1 Ts 1:5).
O conhecido texto encontrado em Atos 1:8 assegura aos discípulos o poder que devem esperar em Jerusalém. O próprio Senhor lhes disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” O poder do testemunho cristão vem da onipotência do Espírito Santo de Deus.

Soli Deo Gloria

Fabio Falcão

Postagens Relacionadas

0 comentários