A SÓS COM DEUS

Em Gênesis 32 vemos o encontro de Esaú com Jacó, mas quando Esaú estava chegando ao encontro de Jacó com quatrocentos homens Jacó ficou com muito medo, temendo que ele pudesse matá-lo. Então no início do dia, ele beijou as suas esposas e as crianças, e deu adeus a sua família, e as enviou através do vau de Jaboque com todas as suas posses terrenas. Mas "Jacó, porém, ficou só" (Gn 32:24), ele estava confuso, desamparado e com medo, então ele sentou-se e esperou a morte. Jacó usou toda a sua habilidade natural, ele planejou e tentou manipular a situação. 
Ele tentou se mover sem a dependência de Deus, mas bem sabemos que Deus é soberano e a Sua vontade é absoluta. Ao longo do Antigo Testamento vemos que Deus governa todas as coisas, ele venceu Faraó e fez Israel atravessar o Mar Vermelho, ele venceu a obstinação de Jonas colocando-o no ventre da baleia, e com Jacó não seria diferente, Deus iria vencê-lo.

"Jacó, porém, ficou só", essa é uma figura do homem que precisa de Deus, enquanto ele fugia Deus veio salvá-lo, Deus revelou a sua misericórdia, o seu amor e sua graça a Jacó.
A graça de Deus e a obra de Deus é irresistível e incondicional.

Jacó parecia estar em uma condição terrível e miserável; mas ele estava em uma condição abençoada. Ficar sozinho com Deus é a única maneira de obtermos um verdadeiro conhecimento de quem somos. Ninguém nunca verá a corrupção de sua natureza, a depravação do seu coração e a pecaminosidade de suas ações até que ele se encontre com Deus. Não importa o que pensemos de nós mesmos, ou o que os outros pensam de nós, a grande questão é: O que Deus pensa de nós? Nunca podemos descobrir a resposta a essa pergunta até que fiquemos "a sós com Deus". Ficar a sós com Deus é estar longe do mundo, longe de si mesmo, longe dos pensamentos, raciocínios, imaginações e emoções de nossa carne orgulhosa.

Feliz é aquele pecador que fica sozinho com Deus! O isolamento é o precursor da revelação, da graça, da salvação e da benção. Antes de Deus nos salvar, primeiro ele nos separa. Antes que Deus atraia os nossos corações, ele primeiramente vai nos levar para o deserto com ele (Os 2:14). Antes da mulher adúltera ser perdoada, ela encontrou-se sozinha com o Deus encarnado (Jo 8:9). Antes que Saulo de Tarso conhecesse a salvação de Deus, ele foi separado de seus companheiros pela luz do céu e a voz do Filho de Deus (At 9:3-8).

Saulo ficou a sós com Deus na estrada de Damasco, e assim encontrou e conheceu o seu Salvador pessoal. E isso também aconteceu com Jacó no vau de Jaboque, ele ficou a sós com Deus, o Deus-homem, seu Salvador, que se revelou a ele e o abençoou.

Penso que esse seja o chamado de Deus para a Igreja neste tempo do fim, precisamos estar a sós com Deus e orar: “Senhor nos dê a sua graça, nos transmita o seu poder, Senhor reaviva o nosso coração frio e vazio! Senhor o nosso coração é Teu, por isso faça esse amor arder! Ó Soberano incomparável, reina dentro de nós, subjuga a nossa vontade!
Ó Salvador amoroso, nos ensina a ficar o tempo que nos resta nesta terra a sós Contigo!”


Somente a Deus Glória

Fábio Falcão

20|10|17



Postagens Relacionadas

0 comentários