A SOBERANIA DE DEUS NA VIDA DE JOSÉ

Ao lermos os últimos capítulos do livro de Gênesis, vemos como a soberania de Deus é encantadora, também podemos encontrar várias lições espirituais reveladas na vida de José (Gn 37-50).

Primeiramente Moisés deixa bem claro que o nosso Deus é absolutamente soberano em todos os seus caminhos (Gn 45:5;50:20). Tudo o que aconteceu a José foi pela vontade de Deus. Deus é o Senhor da história e ele está acima de tudo, ele governou todos os eventos registrados nesses capítulos, todas as criaturas e todas as suas ações, boas e más foram determinadas por Deus na vida de José. Todos os homens e mulheres, justos e perversos, todos os elementos da natureza, do clima, das colheitas e do gado, até os sonhos do rei pagão, foram usados ​​por Deus para o cumprimento do seu eterno propósito.

No tempo de José, o Egito, era a civilização mais promissora do mundo, o centro do aprendizado, da ciência e da cultura. Mas os egípcios eram idólatras. Portanto, eles não tinham verdadeira sabedoria. Eles viviam na escuridão. Por isso todos os seus homens sábios não conseguiram decifrar os sonhos de Faraó e dizer-lhe o que Deus iria fazer. Faraó teve que recorrer a José, o único homem na terra que conhecia Deus, e seu plano eterno.

Toda verdadeira sabedoria e conhecimento começam com o temor do Senhor (Sl 111:10; Pv 9:10). "O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança" (Sl 25:14). Deus revela os seus conselhos, propósitos e verdade, não aos sábios, aos poderosos e aos grande homens deste mundo, mas aos que crêem nele.

“Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28). A vida de José é uma demonstração da providência de Deus em relação aos escolhidos. Muitas vezes nos tornamos tão ocupados com nossas circunstâncias atuais que esquecemos a promessa de Deus. Isso nunca deve acontecer. 

Em situações de adversidades e fracassos devemos confiar no Senhor e nos apoiar em Sua graça. Atrás da providência franzida, Deus esconde um rosto sorridente!
Bem disse Salomão: "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito" (Ec 7:8).

A Bíblia é bem clara sobre esse assunto e vemos que Deus honra aqueles que o honram: “porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”(1 Sm 2:30). José era um homem fiel. No meio de grande adversidade, embora não tivesse amigos piedosos, vivendo em uma terra pagã entre idólatras, no Egito, José andava com Deus. E Deus o honrou e por isso ele disse: "Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Deus me fez crescer na terra da minha aflição" (Gn 41:51-52).


Somente a Deus Glória

Fábio Falcão


26|10|17

Postagens Relacionadas

0 comentários