NÃO TEMAS

Em nossa caminha pelo grande livro de Gênesis agora chegamos ao capítulo 46. Aqui o Senhor apareceu para Jacó "em visões de noite" e lhe disse "não temas".
O medo de Jacó tinha que ser removido. Pois isso era carnal, desagradável e desonrava a Deus (Mt 6:19-33). O medo é uma indicação que não confiamos na vontade soberana de Deus.

Jacó deveria ir ao Egito pela ordem de Deus; mas ele estava com medo. Ele estava com medo de obedecer o mandato de Deus. Não devemos julgar Jacó. Quem não foi culpado da mesma ofensa? Mas veja que Deus nunca nos enviará onde ele não irá conosco. Deus não exigirá que façamos qualquer coisa sem a sua aprovação. Ele não nos habilitará a fazer. Nenhum cristão passará por provações no caminho da obediência sem que Deus o sustente (1 Co 10:13;1 Ts 5:24). A Palavra de Deus para os seus servos na provação é: "Não temas".

O Senhor removeu o medo de Jacó da maneira mais terna e graciosa. Nosso Deus sempre lida com os Seus filhos por meio da sua graça. Que figura linda nós temos aqui da graça de Deus tratando com Jacó, e conosco. Deus removeu o medo de Jacó se revelando para ele: "E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui."
Em essência, Deus disse: "Eu te conheço Jacó, eu sei o que você está passando, e eu sei o que está diante de você".

Então Deus fez que Jacó soubesse com essa experiência que ele estava em comunhão com ele. Quando o Senhor falou a Jacó, Jacó falou a Deus e disse: "Eis-me aqui". Essa é a resposta de um coração submisso a vontade de Deus (Gn 22:1;1 Sm 3:10; Is 6:8).

Em seguida, o Senhor assegurou a Jacó a Sua fidelidade. Ele disse: "Eu sou Deus, o Deus de teu pai". Deus quis dizer a Jacó: "Eu sou o Deus da aliança. A bênção que prometi eu cumprirei. Eu sou o seu Deus" (Rm 8:28-32). Então o Senhor prometeu a Jacó que o abençoaria no Egito. "porque eu te farei ali uma grande nação".

Essas coisas devem tirar o nosso medo, enquanto enfrentamos as provações que o nosso Pai celestial nos enviar. Por onde Deus nos guiar as suas mãos nos sustentará. Quando o Senhor se transfigurou para Pedro, Tiago e João eles "temeram quando entraram na nuvem" (Lc 9:34). Mas eles foram abençoados por Deus nesse lugar. É no lugar da provação, da perda, da humilhação que a benção de Deus repousa.

O Senhor também assegurou a Jacó de sua presença, dizendo: "E descerei contigo ao Egito". Ele ainda prometeu a seu servo que, não importava o que acontecesse no Egito, sua herança em Canaã era certa. Ele disse: "certamente te farei tornar a subir". Isso é precisamente o que Deus nos diz para nos manter, nos confortar e fortalecer nossos corações diante das provações. Nossa herança em Cristo é segura é mui firme (Rm 8:33-39).
O Senhor deu a Jacó mais uma palavra de promessa, pelo qual o seu medo foi retirado.

Deus disse a Jacó que morreria em paz com José ao seu lado. "José porá a sua mão sobre os teus olhos". E essa é a promessa de Deus para todos os cristãos. Para o filho de Deus, a morte é uma verdadeira benção. "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos" (Sl 116:15).

No tempo designado de Deus, o Senhor Jesus colocará sua mão sobre os teus olhos. Pois está escrito: "Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem" (Ap 14:13).
Portanto, os filhos de Deus são instruídos a viver sem temor (Is 43:1-5). Para o crente, não há motivo de medo.

Soli Deo Gloria

Fábio Falcão

20|11|17

Postagens Relacionadas

0 comentários