O DIA DO SENHOR E A MENSAGEM DO SENHOR (Estudo no livro de Apocalipse)

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa eo Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia (Ap 1:10,11).

Perceba que João não estava em uma ilha exótica de férias. João estava com dificuldade em exílio romano, e isso quando tinha mais de 90 anos! Patmos é uma pequena pilha de pedras ao largo da costa da Grécia. Patmos é um lugar estéril e desolado no exílio, uma colônia penal de onde não havia escapatória. Era estreita, com apenas quatro milhas de largura por oito milhas de comprimento. Ela era coberta de rochas vulcânicas e havia pouca vegetação.
João não nos diz como ele foi parar em Patmos; mas é certo que ele foi enviado para lá como um criminoso para ser punido.
João foi enviado para Patmos por Domiciano, que chegou ao poder depois que Nero morreu. João foi enviado para Patmos por sua fidelidade à "Palavra de Deus, e o testemunho de Jesus Cristo (Ap 1:9).

Esse foi o crime de João. Por isso, ele foi condenado a trabalho duro em Patmos.

João tinha sido um dos presbíteros da igreja em Éfeso por um longo tempo. Ele era um homem manso, modesto e silencioso. Mas, quando confrontado pelo imperador, ele não negaria o Senhor. Sua perseverança na fé era inabalável. Então, ele se encontra lá em Patmos, um homem velho, passando por dificuldades, separado de todos os outros crentes, e esquecido por todos, menos por Deus.
João era altamente perseverante. Ele foi fiel sob grande pressão, pois ele sabia que Cristo estava no trono. Isso é o que João nos ensina aqui. A causa de Cristo não foi prejudicada. Ele nos exorta a seguir seu exemplo de perseverança e paciência.

João declara no versículo 10: "Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta." Obviamente, há três coisas neste versículo que não deve ser ignorada: 1) João estava no Espírito. 2) Foi no dia do Senhor. 3) ele ouviu uma voz. O que essas coisas significam?


João estava no Espírito

Aqui João está descrevendo uma experiência além dos limites da compreensão humana.

Ele está descrevendo uma condição em que ele estava totalmente sob o controle de Deus, ele estava em um estado no qual ele recebeu uma revelação sobrenatural de Deus.

João foi apreendido por Deus e apanhado pelo Espírito.
Isto foi o que Ezequiel, Pedro e Paulo também experimentou (Ez 2:2;3:12-14;At 10;2 Co 12).
Perceba aqui que os crentes são homens e mulheres que vivem e caminham no Espírito.
Eles vivem sob o domínio de Cristo o seu Rei amado, não vivemos mais na carne.
Vivemos no Espírito. Vivemos no reino do Espírito, sob o controle do Espírito, caminhando pela fé em Cristo, consagrados a Cristo, adorando e servindo Cristo (Rm 8:1-9).

João estava no Espírito "no dia do Senhor"

Esta é uma expressão muito incomum, tão incomum que este é o único lugar no Novo Testamento onde é usado. No entanto, João usa isso como se fosse uma expressão normal. Não há nada misterioso nisso. Não há um significado profético aqui. E certamente, ele não queria dizer: "Eu estava no Espírito no dia de sábado ou domingo". João vivia no Espírito todos os dias.
Embora João tenha sido banido das reuniões da igreja, ele não foi banido de Deus, nem de sua adoração. Aqui vemos que este fiel presbítero estava no Espírito, adorando a Deus (Hb 12:18-24).


João ouviu uma voz

Já havia passado mais de sessenta anos desde que João ouviu essa voz, mas era familiar para ele como em sua juventude. Era a voz de seu amado enquanto ele estava no Espírito, no dia do Senhor, o Filho de Deus, apareceu a ele e falou com ele. Oh, como eu oro para que ele faça isso conosco enquanto nos reunimos na Igreja!
Mas veja como tudo no evangelho é lindo, pois depois que João ouviu a voz o Senhor Jesus disse a ele para enviar sua mensagem às igrejas.
Por que não enviar para o Império Romano? Por que não enviá-la a Domiciano, o imperador? Por que a mensagem deve ser enviada às sete igrejas? A resposta deve ser óbvia. O Deus Todo Poderoso só pode fazer a Sua obra neste mundo através da Igreja. Seu propósito é assegurar-nos que nosso trabalho não é vão no Senhor. O evangelho prevalecerá. As portas do inferno cairão diante de nós. O Leão da tribo de Judá prevaleceu, prevalece e prevalecerá!

Somente a Deus Glória

Fábio Falcão


dezembro, 2017

Postagens Relacionadas

0 comentários