O PRINCÍPIO E O FIM (Estudo no livro de Apocalipse)

Esta semana estaremos olhando panoramicamente para o livro de Apocalipse. Quatro vezes no livro de Apocalipse, nosso Senhor Jesus Cristo se revelou para João e identificou-se como o Alfa e Ômega. Observe que duas vezes ele se apresenta neste primeiro capítulo, e duas vezes nos dois últimos capítulos (1:8,11;21:6;22:13).
Acredito que não há mistério algum escondido nessas palavras. Elas são simplesmente as primeiras e últimas letras do alfabeto grego. Em nossa língua, as palavras seriam: "Eu sou o A e o Z". 
Ou seja, "Eu sou o começo e o fim, o primeiro e o último". É como John Gill observa: "Essas letras,"Alfa e Ômega", sendo o primeiro e o último do alfabeto, podem representar todas as coisas." Então, o significado aqui é muito simples, pois João quer dizer que Cristo: "É o começo de todas as coisas e o fim de todas as coisas, Ele é tudo".

O Nosso Senhor é Eterno

Com estas palavras: "Eu sou o Alfa eo Ômega, o princípio eo fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso", nosso Salvador se identifica como Jeová, o Eterno Deus imutável e soberano (Is 41:4;44:6;48:10-12). Na verdade, isto é o que o nosso Senhor diz sobre a Sua Pessoa, pois essa é uma das maneiras pelas quais o Senhor Deus se identifica como o único Deus verdadeiro (Jo 17:3).

O Senhor Jesus Cristo, nosso Redentor, é Deus sobre todos, ele é Deus desde a eternidade e no futuro ele virá novamente em sua soberania para julgar o mundo. Ele é agora o Salvador de todos os seus filhos, ele foi o Salvador de todos os seus santos no Antigo Testamento, sendo o Cordeiro morto antes da fundação do mundo, e em breve virá como o Salvador do seu povo no final dessa era.
Aqui em Apocalipse 1:8 João está falando da eternidade de Cristo, quem ele é, foi e sempre será. Ele também descreve a imutabilidade do nosso Salvador. Ele é sempre o mesmo, imutável e seguro. O que ele é, ele sempre foi e será para sempre. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Sua Pessoa, seu amor, seu poder e seu propósito são todos imutáveis.
E este texto estabelece a gloriosa preeminência de Cristo. Paulo, o apóstolo disse que o Pai lhe deu toda a Sua glória: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Cl 1:18).

Cristo é o começo de todas as coisas, a substância de todas as coisas e o fim de todas as coisas. Nosso Salvador é o próprio Deus, "o Todo-Poderoso!" Ele é o Criador de todas as coisas, o Sustentador de todas as coisas, e o Governante de todas as coisas. Aquele cujo sangue e justiça confiamos, e cujo domínio nos submetemos de bom grado, em cujas mãos temos entregado todo o nosso ser, é ele o próprio Deus, o Todo-Poderoso.

Não temos nada a temer. Nosso Salvador é Deus. Estamos seguros em suas mãos (Jo 10: 27-30). Eu chamo sua atenção particularmente para essas palavras, "Eu sou Alfa e Ômega". Não podemos começar a olhar para esse lindo livro sem conhecer a plenitude de Cristo. Quero apenas te mostrar um relance Dele, para que possamos vislumbrar a gloriosa preeminência do Salvador em todas as coisas.

Somente a Deus Glória

Fábio Falcão

dezembro, 2017

Postagens Relacionadas

0 comentários