A PÁSCOA, PENTECOSTES E TABERNÁCULOS

 


Em Israel havia três grandes festas principais: a Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. Todo homem em Israel era obrigado a ir a Jerusalém e se apresentar perante o Senhor durante essas três festas anuais. Mas por que três festas? 

Devemos lembrar que os números têm significado e que a Bíblia está cheia de tipos e figuras. O número três representa a Trindade. Além disso, no livro de Apocalipse, vemos o número três repetidas vezes: três medidas de cevada, três anjos, três espíritos imundos, três portões de cada lado do muro ao redor da Nova Jerusalém, e etc. Então não é por acaso que essas três festas eram obrigatórias aos filhos de Israel, pois para eles tinha um caráter profético.                       

Sabemos que a Páscoa representa a expiação pelo  sangue de Jesus, a nossa redenção na Cruz para que sejamos perdoados e salvos dos nossos pecados. Já o  Pentecostes descreve a vinda do Espírito Santo para habitar e gerar a Igreja e isso aconteceu logo após a ressurreição do nosso Senhor. E Tabernáculos fala da volta de Jesus quando Ele governará e reinará na terra com o homem. Por isso as três festas eram importantes no Antigo Testamento, pois elas apontavam para a redenção (Páscoa), a vinda do Espírito Santo (Pentecostes) e a segunda vinda de Cristo (Tabernáculos).

Juntando as três grandes festas, vemos uma bela figura do propósito eterno de Deus. Primeiro, devemos receber Jesus, como nosso Salvador pessoal e sermos cheios pelo Espírito Santo para vivermos uma nova vida como discípulos de Cristo. E aqueles que passaram pela Páscoa, foram salvos pela obra de Cristo na Cruz e Pentecostes, foram habitados pelo Espírito Santo, esses que se apresentaram ao Senhor em cumprimento de seu significado mais profundo, poderão desfrutar da Festa dos Tabernáculos, quando nosso eterno Salvador na era vindoura vier literalmente à esta Terra para viver com Seu povo.

Na Páscoa nós lembramos a morte e ressurreição de Jesus, é realmente a festa da Páscoa do Senhor quando Ele se tornou aquele Cordeiro de sacrifício cujo sangue devemos aplicar à porta de nossos corações. E se o fizermos, passaremos da morte para a vida. Observe que as três festas de Israel são listadas em ordem. Sem a Páscoa, nunca poderemos participar de Pentecostes e Tabernáculos. 

Primeiramente devemos olhar para a Cruz, para o nosso Salvador, que morreu em nosso lugar, Cristo é o nosso Redentor e a nossa redenção.

Somente os que foram redimidos e que são habitados com o Espírito Santo - na regeneração o Espírito vem morar em nós e continua nos enchendo diariamente (Ef 1:3-14).

Mas muito em breve o nosso Salvador glorioso virá e seremos glorificados - Tabernáculos aponta para a segunda vinda de Cristo a esta terra (Jo 7:37-39).


Soli Deo Gloria 


Fábio Falcão 


Postagens Relacionadas

0 comentários