Fé Reformada
A NATUREZA DA FÉ REFORMADA
A luz de Hebreus 11:1-6 quais são as coisas que esperamos? Creio que esperamos a salvação completa de Deus, a sua libertação, a perseverança em Cristo, a glória eterna e a comunhão eterna com Deus.
A fé é o alicerce, a base e o apoio da nossa esperança. Temos uma esperança firme e bem fundamentada dessas coisas, da salvação eterna e tudo o que ela inclui, porque acreditamos em Deus, porque temos confiança em sua Palavra. A fé nos dá a posse de todas essas coisas. A fé nos dá a realidade, as primícias delas (Rm 8:23).Todas estas coisas são certas, e seguras como o próprio trono de Deus; Mas nossa fé nos dá confiança em relação a elas (Rm 4:17-25; At 27:21-25).
Veja ainda o que é a fé: “a prova das coisas que se não vêem”.
Precisamos viver com os olhos da fé?
A fé olha para as coisas eternas, ela vê o conselho eterno de Deus, a sua aliança imutável e o seu propósito. A fé também contempla a grande obra de Deus na encarnação, na morte e na ressurreição de Cristo. Ela olha para a intercessão de Cristo, para a providência de Deus, e para obra do Espírito Santo. E por fim a fé olha para as coisas futuras, ela aguarda a ressurreição dos mortos, o julgamento final, e a glória eterna no reino milenar.
Tudo isso são coisas que se não vêem; Mas a fé em Cristo traz ao nosso coração prova e evidência de tudo isso (Rm 10:17; Hb 13:5,6).
A fé salvadora nos da compreensão das coisas de Deus (Hb 11:3).
Um homem de fé entende como todas as coisas foram criadas. A criação visível foi formada a partir do nada. Tudo veio à existência com o comando de nosso Deus, que fez tudo pelo seu propósito (Jo 1:1-3;Cl 1:16-18).
A verdadeira fé salvadora recebe o testemunho da justiça de Deus (Hb 11:4). .
Abel trouxe um sacrifício de sangue a Deus porque ele acreditava em Deus! Por natureza, ele não era melhor do que Caim; Mas seu sacrifício era, porque seu sacrifício apontava para Cristo. Era um cordeiro, o primogênito do rebanho, que foi morto e Seu sangue foi derramado diante do Senhor.
A oferta de Caim era uma de suas próprias obras. Não tinha nenhuma referência a Cristo. Abel não era justo por natureza, nem por sua fé, mas por Cristo, para quem a sua oferta olhava. Ele recebeu o testemunho de sua aceitação em sua consciência por Deus, o Espírito Santo. Abel está morto, mas "depois de morto, ainda fala." Sua fé e seu exemplo falam alto. Nestes dois homens (Caim e Abel), as duas religiões do mundo são retratadas, a salvação em Cristo ou a salvação por obras humanas! (Gn 4:3-5).
Na fé salvadora vemos uma íntima relação entre a vida e a glória. Observe que Enoque andou com Deus, e um dia Deus o trasladara (Hb 11:5). Deus o levou à glória (Fp 1:21-23;2 Co 5:1-8). Os crentes do Velho Testamento conheciam, esperavam e gozavam a vida eterna através da fé, tal como fazemos hoje (Rm 4:3).
Pela fé Enoque foi arrebatado ao céu, como alguns na vinda de Cristo vão ser.
O arrebatamento de todos os crentes é aqui exemplificado. Enoque foi para a glória como homem, com corpo e alma (1 Ts 4:17; Ap 12:1-6).
O princípio a ser aprendido aqui é o fato de que Enoque caminhou com Deus pela fé.
É a fé que agrada a Deus (Jo 6:28,29). E é a fé que recebe testemunho de Deus, porque estamos em Cristo, então o Pai nos diz: "Estou satisfeito com vocês, vem morar comigo!"
Por isso “sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (v. 6).
Soli Deo Gloria
Fábio Falcão

1 comentários
Enoque arrebatado ao céu? "Enoque foi para a glória como homem, com corpo e alma"? Como que o incorruptível pode herdar o imcorruptível? Todos esperam pela Ressurreição do último dia!
ResponderExcluir