A VIDA ETERNA



Em João 10:28 o Senhor Jesus disse: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

Esta é a razão pela qual devemos crer na eterna segurança dos filhos de Deus, pois a vida eterna é o dom de Deus! A vida eterna vem aos homens como uma questão de graça!

O homem não tem vida eterna por natureza. A vida eterna não evolui do coração pecaminoso do homem por algum misterioso processo de "evolução espiritual". Ela é dada graciosamente aos pecadores redimidos e escolhidos. Ela foi colocada em nosso coração pelo poder da graça soberana de Deus. A própria palavra "dar" proíbe a idéia de que a vida eterna vem aos homens como uma questão de dívida ou recompensa meritória. O dom de Deus é a vida eterna, pois não havia nada em nossos corações que pudesse atrair o coração de Deus (Jr 31:3;Rm 8:30;Ef 2:1-4). E não há nada no coração ou na conduta do crente que possa fazer Deus tirar o seu dom dos eleitos: “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Rm 11:29;Is 54:10;Sl 89:30-36). É contrário à natureza e ao caráter de Deus tirar seus dons concedidos. Este dom da vida eterna não é de modo algum dependente do homem. Como RL Dabney disse: "Deus não foi induzido a conceder sua graça renovadora em primeiro lugar por qualquer coisa que ele viu de atraente nos pecadores caídos; E, portanto, a ausência subseqüente de tudo o que é bom neles não seria motivo para Deus tirar sua graça." Se reconhecemos que a vida eterna é inteiramente o dom de Deus, de modo algum ganho por bondade do homem, deve concluir-se que aqueles a quem a vida eterna é dada estão eternamente seguros em Cristo. Esta é a conclusão, não da mera lógica humana e da razão, mas da Bíblia (Ec 3:14). A vida eterna deve ser eternamente eterna. Percebo que a "vida eterna" se refere mais à qualidade da união do crente com Cristo do que à duração de sua vida. Mas certamente implica uma vida de duração eterna. Quando nosso Senhor diz, "eterno", não significa temporário. Isso significa eterno! Como a vida pode ser eterna se ela chegar ao fim? Se eu recebi de Deus o dom da vida eterna, não é possível para mim, por qualquer ato meu, ou por qualquer motivo, perdê-lo e perecer. O dom de Deus é a vida eterna. O que é nascido de Deus, a nova natureza criada em nós pelo poder de Deus, não pode pecar e não pode morrer (1 Jo 3:5-9). A vida do crente deve ser eterna porque é uma vida em união com Cristo. Nós, que cremos, estamos tão verdadeiramente unidos a Cristo que não podemos perecer, a menos que ele também pereça. Somos verdadeiramente um com Cristo. Ele diz: "Porque eu vivo, também vós vivereis." Esta união entre Cristo e seu povo é uma união imutável e indissolúvel. Estamos casados ​​com ele (Os 2:19-20;Ef 5:30).

Somos membros de seu Corpo (Ef 1:23). Você pode imaginar Cristo com um Corpo mutilado? Isso é sem sentido! No entanto, seu Corpo não estaria completo se um membro for perdido.

A vida do crente em Cristo deve ser uma vida de duração eterna, por isso somos preservados nesta vida pelo poder e pela graça de Deus (Ef 1:14;4:30). O Espírito Santo foi enviado ao mundo para chamar e preservar os escolhidos de Deus. Ele é o doador da vida e o preservador da vida eterna. O Espírito de Deus é o selo da nova aliança. Um selo é uma marca de propriedade. Um selo é aquilo que mantém algo legalmente seguro. Um selo sugere frescura permanente. Um selo significa que tudo está bem! Deus selou cada crente em Cristo pela graça e poder de seu Espírito Santo.

Somente a Deus Glória

Fábio Falcão

Postagens Relacionadas

0 comentários