DEUS É A SALVAÇÃO


Em Números 13:16 quando Moisés mudou o nome de Oséas, filho de Num, para Josué, ele estava fazendo uma bela declaração. O nome Josué significa: "Deus é salvação!" E essa é a essência de tudo o que é ensinado na Bíblia. Para mim essa é uma das grandes doutrinas da Bíblia.

Quando Moisés se levantou diante dos filhos incrédulos de Israel no Mar Vermelho, ele clamou: "Fiquem quietos e vejam a salvação de Deus!" Todo o Livro de Jonas é uma declaração da suficiência de Deus: "A salvação é do Senhor!" (Jn 2:9).

Davi, em seus Salmos de louvor, também declara essa grande verdade. Ele cantou: "A salvação dos justos é do Senhor!" (Sl 37:39). Em Deus vemos a salvação e glória; ele é a rocha da minha força, pois o nosso refúgio está em Deus. Veja ainda essas palavras do salmista: "O Senhor é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação" (Sl 118:14).

Esta foi a mensagem central dos Profetas no Antigo Testamento, e essa também é a mensagem dos Apóstolos no Novo Testamento. "Pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8,9).

"Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens" (Tt 2:11).

Se esta é a mensagem de todos os Profetas e de todos os Apóstolos que falaram por Deus no passado, essa também deve ser a mensagem de todo pregador que fala por Deus hoje. Qualquer doutrina que se afaste desta mensagem se afasta da Bíblia, se afasta do Evangelho e é heresia. Toda heresia tem seu começo com a adição de algo que o homem faz à obra de Cristo. Toda heresia acrescenta ou de alguma forma diminui este fato: "Deus é salvação!" (Nm 13:16).

O Anglicano J.I Packer disse que: “O tema principal do evangelho cristão é a salvação. A salvação é uma palavra de ampla aplicação que expressa a idéia de resgate do perigo e da miséria para um estado de segurança. O evangelho proclama que o Deus que salvou Israel do Egito, Jonas do ventre do peixe, o salmista da morte e os soldados do afogamento (Êx 15: 2;Jo 2:9;Sl 116:6;At 27:31), salva todos os que confiam em Cristo do pecado e das conseqüências do pecado. De que são salvos os crentes? De sua posição anterior sob a ira de Deus, do domínio do pecado e do poder da morte (Rm 1:18;3:9;5:21); Da sua condição natural de serem dominados pelo mundo, pela carne e pelo diabo (Jo 8:23-24;Rm 8:7-8;1 Jo 5:19); e dos temores da vida pecaminosa.”

Esta deve ser a nossa doutrina. Esta é a nossa esperança. Esta é a nossa mensagem. "Deus é salvação". Todas as pessoas que são libertas do poder do pecado, do reino das trevas, da culpa da transgressão, da maldição da lei e da escravidão da iniqüidade para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus é por essa doutrina. A salvação é obra de Deus somente!


Soli Deo Gloria

Fábio Falcão

Postagens Relacionadas

0 comentários