Meditação no livro de Gênesis
A Visão de Jacó
Em Gênesis 28:12 vemos a história de Jacó e a sua experiência com Deus.
Quando Jacó chegou a Harã onde passou a noite ele viu “uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus”(Gn 28:10-12).
A escada que Jacó viu em seu sonho apontava para o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Jo 1:51). Quando o Senhor revelou seu Filho a Jacó, ele o revelou como uma escada.Que profunda e rica visão temos aqui. O Senhor Jesus Cristo é a escada de Deus para o homem!
Aqui em Gênesis encontramos uma escada que chega da terra ao céu.
Isto representa as duas naturezas de nosso Salvador. Ele é Deus e homem em uma Pessoa gloriosa, como Deus ele toca o céu e como homem ele toca a terra. Mesmo quando Cristo se fez homem, ele nunca deixou de ser Deus. Ele nunca deixou o seio do Pai (Jo 1:12,18;3:13).
Como homem, ele entrou em nossa humanidade (Gl 4:4-5). Como Deus, ele estava sempre no céu, o Filho eterno do Pai, infinito, incompreensível e imutável (Jo 1:14;18;3:13).
A união dessas duas naturezas, Deus e homem, em uma Pessoa é o mistério de todos os mistérios (1 Tm 3:16). A glória da Divindade de Cristo não destruiu a fraqueza de sua humanidade, nem a fraqueza de sua humanidade destruiu a glória de sua Divindade e isso é misterioso demais. Para que Cristo pudesse nos salvar, ele teve que ter um corpo para suportar nossos pecados e morrer como nosso substituto. Jesus assumiu a nossa natureza, Deus, o Espírito Santo, preparou um corpo para Deus, o Filho, no ventre de Maria (Hb 10:5).
Foi a Divindade do nosso Salvador que deu infinito mérito, virtude e eficácia aos sofrimentos de sua humanidade. Na verdade era a Divindade de Cristo que apoiava e sustentava sua humanidade em todos os seus sofrimentos.
O nosso Salvador se fez homem para nos levar de volta para Deus. Somente o Deus Filho poderia apaziguar o coração do Pai. Este é o significado mais profundo da encarnação do nosso Salvador. Emanuel é Deus conosco, Deus se fez homem. Se Cristo não fosse Deus e homem, ele não poderia ser Jesus, nosso Salvador (Mt 1:21-23).
Esse é o grande significado dos anjos de Deus que subiam e desciam na escada que Jacó viu. Veja que linda visão celestial!
Hoje podemos nos aproximar de Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 14:6); pois é através de Cristo que Deus vem até nós. O Deus Todo-Poderoso encontra, trata e abençoa os pecadores somente em Cristo. O Senhor Deus estava acima da escada e fez todas as suas promessas de graça para Jacó; então todas as promessas e bênçãos da graça de Deus vêm aos pecadores através de Cristo. Todas as bênçãos espirituais, todas as promessas da vida eterna, toda a glória do céu está em Cristo. Todas os pecadores são aceitos por Deus através de Cristo, o Mediador, a nossa Escada (Ef 1:3-14).
Somente a Deus Glória
Fábio Falcão
29|09|17
0 comentários