Meditação no livro de Gênesis
ISAQUE E OS POÇOS
Isaque a luz do livro de Gênesis é preeminentemente o homem do poço. A vida de Isaque girava em torno de cinco poços. Estes cinco poços representam hoje as experiências dos filhos de Deus neste mundo. O livro de Gênesis nos mostra cinco poços dos quais todo o povo de Deus deve beber neste mundo.
O primeiro poço é o Beer-Laai-Rói (Gn 25:11)
Quando Isaque desceu do Monte Moriá ele habitou “junto ao poço Beer-Laai-Rói” na presença de Deus. Beer-Laai-Rói no hebraico significa "Aquele que vive e me vê".
No Monte Moriá Isaque tinha sido redimido e salvo da morte por Jeová-Jiré.
Agora, ele habitava na presença de seu grande Deus. E é isso que acontece com os filhos de Deus hoje, pois todo pecador redimido por Cristo no Calvário é levado a viver na presença de Deus pela fé somente (Rm 1:17).
O segundo poço é o Eseque (Gn 26:20)
No Monte Moriá Isaque tinha sido redimido e salvo da morte por Jeová-Jiré.
Agora, ele habitava na presença de seu grande Deus. E é isso que acontece com os filhos de Deus hoje, pois todo pecador redimido por Cristo no Calvário é levado a viver na presença de Deus pela fé somente (Rm 1:17).
O segundo poço é o Eseque (Gn 26:20)
Enquanto Isaque morava no vale seco de Gerar, ele cavou um poço que os filisteus encheram de areia. Isaque chamou esse poço de Eseque. Eseque no hebraico significa "conflito". Enquanto você e eu vivemos neste vale seco entre os filisteus deste mundo, teremos que beber as águas amargas de Eseque. "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16:33).
O terceiro poço é o Sitna (Gn 26:21)
Isaque deixou Eseque e cavou outro poço; Mas os filisteus ainda estavam por perto. Novamente houve conflitos. E Isaque chamou o poço de Sitna. Sitna significa "odiado".
O nosso Senhor Jesus nos disse claramente: "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mt 10:22). É impossível confessar Cristo diante de seus inimigos e não ser odiado por aqueles que o odeiam. Se eu sou amado e abraçado por aqueles que odeiam meu Senhor, tenho grandes razões para questionar seriamente minha fidelidade a ele.
O nosso Senhor Jesus nos disse claramente: "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mt 10:22). É impossível confessar Cristo diante de seus inimigos e não ser odiado por aqueles que o odeiam. Se eu sou amado e abraçado por aqueles que odeiam meu Senhor, tenho grandes razões para questionar seriamente minha fidelidade a ele.
O quarto poço é o Reobote (Gn 26:22)
Isaque deixou Sitna e cavou outro poço e o chamou de Reobote que significa "lugares amplos". Isaque era filho de Deus e Deus abriu espaço para ele, Deus supriu abundantemente suas necessidades físicas, psicológicas e espirituais, de acordo com Sua própria riqueza em glória.
E Deus faz o mesmo hoje com a Sua Igreja, ele nos supre em todos os aspectos (Fp 4:19).
Por isso irmãos não temos motivos para temer o mundo, pois Deus, nosso Salvador, providenciará todas as coisas para o Seu próprio bem!
E Deus faz o mesmo hoje com a Sua Igreja, ele nos supre em todos os aspectos (Fp 4:19).
Por isso irmãos não temos motivos para temer o mundo, pois Deus, nosso Salvador, providenciará todas as coisas para o Seu próprio bem!
O quinto poço é o Seba (Gn 26:32,33)
Por fim, Isaque chegou ao lugar onde adorou a Deus e cavou mais um poço, e o chamou de Seba, que significa "a plenitude". Esse é o caminho do cristianismo bíblico e antigo. A Igreja bíblica anuncia Aquele que vive, ela abraça o sofrimento, ela é odiada, mas vive em lugares amplos e experimenta a plenitude de Deus. A Igreja é como Isaque, ela desfruta de Seba, ela encontra toda a plenitude em Cristo. É assim que nós caminhamos com Cristo (Jr 6:16).
Somente a Deus Glória
Fábio Falcão
20|09|17
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