Abraão: chamado e justificado pela fé


A Bíblia muitas vezes revela a fraqueza de muitos servos do Senhor, ensinando-nos de forma clara e repetida que os eleitos de Deus neste mundo, embora lavados pelo sangue de Cristo, vestidos em sua justiça, perdoados de todo pecado e nascidos do Espírito Santo, ainda são pecadores (1 Jo 1:8-10). 
É isso que vemos na vida de Abraão, pois ele foi chamado por Deus e trazido de Ur dos Caldeus (Gn 11:31;12:1), e Deus disse que guiaria Abraão, mas, em tempo de julgamento, ele desceu ao Egito para pedir ajuda, Abraão não confiou em Deus. Lá ele foi envergonhado (Gn 12:10-20). 
Assim que ele voltou para Betel e adorou a Deus por sua bondade, surgiu uma briga entre os seus pastores e os pastores de Ló. Foi uma disputa entre irmãos, uma disputa sobre o gado! "Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro" (Gn 13:11).

Em Gênesis 14:18,19, vemos Melquisedeque vir a Abraão. Este homem, Melquisedeque, era o rei de Salém e "o sacerdote do Deus Altíssimo". Este Melquisedeque é um tipo do nosso Senhor Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote (Hb 6:20).
Cristo como o nosso Sacerdote é um fato abençoado, glorioso e animador. O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o nosso grande Sumo Sacerdote. Ele é o nosso advogado no céu (1 Jo 2:1-2).

O pão eo vinho que Melquisedeque trouxe para Abraão apontam para o corpo eo sangue do nosso querido Salvador. Seu corpo, sua humanidade foi especialmente preparado por Deus, para que ele pudesse entrar neste mundo para obedecer a Deus por nós e morrer em nosso lugar na Cruz. Sua justiça, sua obediência à lei e seu sangue é o que satisfez o coração do Pai e o que nos dá livre acesso ao trono da sua graça, Cristo é o nosso grande Melquisedeque.

Por fim em Gênesis 15:6 vemos que Abraão foi justificado pela fé, ele foi um homem a quem Deus se revelou, a quem Deus prometeu um Salvador, ele creu em Deus. Ele olhou para Cristo como o seu grande sacrifício, então Deus fez uma aliança com ele.
Abraão foi justificado desde a eternidade pelo Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo e ele foi justificado em sua própria consciência pela fé em Cristo, ele foi declarado justo diante de Deus pelo próprio Deus. A justiça de Cristo foi imputada a ele.

Assim é com todos os filhos de Deus. Nossa única justiça diante de Deus é aquilo que Deus mesmo dá a todos os que crêem no Senhor Jesus Cristo. Somos feitos a justiça de Deus em Cristo. Fomos justificados sem obras. Por isso devemos dar graças a Deus por sua graça. Todos os pecadores foram "justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé” (Rm 3:23-25).

Somente a Deus Glória

Fábio Falcão

01|09|17 

Postagens Relacionadas

0 comentários