GLÓRIA E HUMILHAÇÃO (Estudo no livro de Apocalipse)

Eu sou o Alfa eo Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso (Ap 1:8).

Quando nosso Salvador diz: "Eu sou o Alfa e Ômega", ele está descrevendo a sua glória e humilhação. - "Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis" (1 Co 8:9).

Sem dúvida, as palavras "Alfa e Ômega" faz referência à gloriosa dignidade da Pessoa do nosso Senhor e às profundezas de sua humilhação voluntária para nos salvar.
Cristo Jesus é o Alfa, o primeiro, o líder, o preeminente, o primogênito de toda criação. Embora, como homem, seu corpo humano tenha sido gerado no tempo no ventre de Maria pelo Espírito Santo de Deus, mas ele é aquele que criou todas as coisas, Cristo é o Criador. Portanto, ele é antes de tudo e está acima de tudo (Hb 1:1-14). Cristo não foi criado por Deus.

A palavra "Alfa" também sugere que Cristo é superior, portanto “Alfa" refere-se a sua sublimidade, encabeçamento, e liderança. Disse-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8:58).

Não importa o título que João use aqui para o Senhor, ou o caráter que ele assume, ele é, em todos os aspectos, o Alfa eo Ômega. Cristo é superior a tudo o que se possa ser comparado a ele, o nosso Senhor é supremo em todo o universo. É como o sol e as estrelas. Quando o sol nasce, todas as estrelas desaparecem em sua luz. E quando Cristo aparece, todos os outros desaparecem por causa da sua insignificância.

Nós nos alegramos em declarar que Cristo é "Alfa", o principio de tudo. Mas ele também é o "Ômega", ele é o último em sua condescendência voluntária e humilhação. - "Ele é o menor no Reino dos céus!" (Lc 7:28).
Como descrever as profundezas da humilhação de nosso Senhor. Aquele que é Deus se rebaixou para se tornar um homem! Ele "esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Fp 2:7-8). Para nos salvar, Cristo tornou-se um homem perfeito!

Veja as profundezas da sua humilhação! Quando ele foi feito pecado por nós, aquele que é Deus foi abandonado por Deus, pois na Cruz ele se tornou o único objeto da ira furiosa e infinita de Deus, o Pai!

“Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer” (Sl 22:6-8).
Nosso Senhor Jesus, o Cristo, é o Ômega, o Último, o menor no reino dos céus! Ele se curvou para a morte, a morte de Cruz, sob a ira infinita e justa de Deus, por nós!

Lembre-se, o Filho de Deus fez tudo isso para satisfazer a justiça de Deus para nos livrar de nossos pecados, para que possamos viver para Ele. Olhando para a divindade de Cristo vemos que ele é Deus, Cristo é o Alfa. Mas para a nossa eterna redenção Cristo tornou-se o Ômega!

Soli Deo Gloria

Fábio Falcão

dezembro, 2017

Postagens Relacionadas

0 comentários