O Deus de Abraão

Como a Bíblia é maravilhosa! No livro de Gênesis vemos como o nosso Deus, em sua soberania eterna, retém a perversidade dos homens quando lhe agrada fazê-lo, pois ele evitou que Abimeleque possuísse Sara (Gn 20:1-18). Por isso o salmista falando da soberania de Deus disse: “Certamente a cólera do homem redundará em teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás” (Sl 76:10). Deus sempre cumpre sua Palavra e promessa. Nada o impede, pois ele é soberano. Veja como ele operou graciosamente e fez a Sara estéril ter um filho (Gn 21:1,2). Quando os pecadores, como Agar no deserto, estão em absoluto desespero, o Deus todo poderoso manifesta a sua graça, e abre os olhos e os leva a beber de Cristo, a Fonte da Água Viva (Gn 21:14-21; Jo 7:37-39). É assim que Deus opera, mesmo, quando os seus filhos estão em grandes provações e lutas, ele sempre manifesta a sua bondade.

Olhando para o livro de Gênesis vemos que Deus se revelou a Abraão em muitos aspectos; mas nenhuma revelação dada a Abraão foi tão profunda quanto a revelação do monte Moriá, pois ali Deus se revelou a ele como o Jeová-Jiré.

Jeová-Jiré pode ser traduzido por três expressões: "O Senhor verá", "o Senhor providenciará", ou "o Senhor será visto". No entanto, o nome traduzido, expressa a idéia de Deus ver e ser visto. Deus como Jeová-Jiré vê a nossa necessidade e providencia fielmente todas as coisas para a nossa vida. Sem dúvida, isso encoraja nossos corações a confiar em sua providência diária. Mas o que inspirou Abraão a levantar este memorial e honrar a Deus foi a substituição do carneiro que Deus ofereceu no lugar de seu filho Isaque, ali ele viu a libertação de Isaque da morte. Jeová-Jiré descreve fielmente a obra de Cristo na Cruz por nós. O monte Moriá descreve a graça salvadora em Cristo Jesus.

Jeová-Jiré significa "o Senhor verá". Nosso Pai, desde a eternidade, viu a queda, ele viu o pecado de Adão no jardim e ele viu a nossa própria iniqüidade, transgressão no tempo. E pelo seu pré-conhecimento e seu amor divino, ele providenciou o seu Filho, o Senhor Jesus Cristo para ser nosso substituto na aliança da graça. E quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou Cristo para morrer no Calvário. E hoje Deus, pelo seu Espírito, está buscando cada um dos seus filhos para a salvação.

Jeová-Jiré também significa "o Senhor providenciará". Jeová-Jiré foi Deus mostrando a Abraão, a sua bondade e graça ao providenciar um carneiro para morrer no lugar de Isaque. E esse é o testemunho de Deus para o seu povo hoje, pois Deus nos deu Cristo para ser nosso substituto na Cruz (Rm 8:32).

E por fim Jeová-Jiré significa "o Senhor será visto". "No monte do Senhor deve ser visto" (Gn 22:14). Deus é visto no sacrifício de seu Filho no Monte Calvário. E Deus será visto por sua provisão, pois Cristo Jesus é a provisão de Jeová. Toda obra de Cristo estava incluída na profecia de Abraão. Todos os que vêem Deus em Cristo, o substituto crucificado, que morreu em nosso lugar no Monte Calvário, verá Deus face a face, pois ele mesmo é Jeová-Jiré!

Somente a Deus Glória

Fábio Falcão

12|09|17

Postagens Relacionadas

0 comentários